terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Por que algumas mulheres aceitam permanecerem em relacionamentos que exibem sinais de fracasso com pessoas violentas?

É interessante observar que ninguém se enamora, mesmo que por pouco tempo, está satisfeito com o que tem e com o que é. E esta é uma das raízes do enamoramento. Em alguns casos, como o das mulheres ao escolherem seus parceiros, acredito que o romantismo e seus ideais tenham um papel muito forte em tudo isso, e o fator “esperança” também. Muitas mulheres acreditam que o parceiro vá melhorar um dia e se permitem a coisas absurdas a espera de dias (meses, anos...) melhores. E acham que não vão encontrar outra pessoa, e assim, agüentam verdadeiras violências psicológicas e físicas porque abstraem seletivamente as expectativas daquele relacionamento e lembram somente os momentos bons, descontextualizando todo o resto, dos carinhos não recebidos, de cada palavra que a maltratou, de cada de gesto de amor sublimado e sofrem muitas vezes caladas por achar que os amores que sentem pelos seus parceiros possam regenerá-lo, e assim, acostuma-se a sofrer com a solidão, acompanhadas de um parceiro muitas vezes ausente fisicamente e omisso emocionalmente.
            Muitas mulheres acreditam que a felicidade, normalmente, esteja associada a outro ser humano, e nesse caso, ao parceiro amoroso, o que também as leve a permanecerem em relacionamentos que exibam manifestos sinais de fracasso. Dessa forma, por edificar sua esperança na outra pessoa, agem como se fosse a obrigação delas de fazer o relacionamento “dar certo”, como se o parceiro e fosse um príncipe que viesse salvar as mulheres delas mesmas.  E assim, vai acostumando com aquela pessoa, ser mais tolerante ao que nos incomoda, até porque, as mulheres gostam de coisas duradouras e que, por exemplo, não arriscariam um namoro de anos por uma noite de paixão intensa.

2 comentários:

  1. Resumo a isso a puro comodismo. Mais nada ser humano é comodo por natureza e no fundo quem se submete a isso é porque gosta e com 99% de chances de sair do relacionamento e entrar em outro do mesmo nível

    ResponderExcluir
  2. Concordo com seu comentário e tomara que as mulheres envolvidas em situações semelhantes consigam perceber que é possível um novo caminho, uma nova vida. Mais saudável, mais feliz e a terapia é um dos instrumentos muito eficazes para essa mudança. É um caminho longo mas totalmente possível e enriquecedor.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!