sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Gamofobia - o medo persistente de entrar de cabeça nos relacionamentos amorosos


A gamofobia, fenômeno ainda pouco estudado pela psicologia, é caracterizada por um medo persistente de estar em relações duradouras, mas propriamente o casamento. O indivíduo passa então a evitar qualquer situação que se relacione com a dinâmica matrimonial. E sendo o casamento um fenômeno muito presente em nossa cultura, nos surge a pergunta. De onde vem esse medo? Como essa pessoa se relaciona com seu parceiro(a), como posso identificar uma pessoa com gamofobia? Uma pessoa como gamofobia é bem vista socialmente? Quais critérios o profissional poderia usar para determinar a gamofobia? Nas próximas paginas você conhecerá um pouco mais sobre esse fenômeno, e as implicações que o mesmo traz para a vida do indivíduo.
Muitas pessoas têm medo em assumir um relacionamento mais sério, como um casamento. Isso implica em assumir responsabilidades que nem sempre está preparado, em assumir pessoas em sua vida de maneira séria, em constituir uma família e suas decorrências, como casa, filhos. E não necessariamente seria um caso de gamofobia. Para aqueles que não conhecem o que é a gamofobia, essas pessoas, os gamofóbicos, trazem consigo um medo excessivo e persistente de entrar em um enlace matrimonial e de interagirem com situações a ele associadas. Eles veem com muita dificuldade a ideia de manter um relacionamento de longa duração, em especial o matrimônio. Não que essas pessoas não sejam sérias, desprovidas de boas intenções e que não mantenham relacionamentos duradouros e respeitoso com seu parceiro. O medo está circunscrito somente com a dinâmica matrimonial.  Em outras palavras, o gamofóbico pode sentir extrema ansiedade ao se deparar com estímulos como convites, festas, fotos, vestidos, roupas dentre outros objetos que se relacionem com o casamento. O casamento se torna então uma situação extremante ameaçadora, sendo necessário em determinados momentos, a fuga de tal situação. Confira neste vídeo mais informações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!