terça-feira, 27 de junho de 2017

Razões para se fazer psicoterapia

Todas as pessoas passam por períodos de estresse, tristezas, conflitos, medos, dentre outras possibilidades, então quando você não se sente muito bem pode ser difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema. Portanto, eu trago a vocês neste pequeno vídeo uma ideia de algumas razões que podem nos fazer buscar por uma psicoterapia.
O trabalho do terapeuta é ajudar seu paciente a entender diversas situações que o incomodam, e que num dado momento, simplesmente não consegue mais lidar sozinho. Assim, por meio da psicoterapia os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades e com as mais diferentes situações-problemas a buscarem viver de forma mais feliz, mais saudável e até mais produtiva.
É muito comum pessoas que desacreditam da eficácia da terapia. Algumas, simplesmente por não acreditarem. Outras porque desconhecem o trabalho psicoterapêutico. Mas é importante ressaltar que a psicoterapia é um trabalho realizado com base numa ciência, a psicologia.
As pessoas buscam a terapia por vários motivos. Citarei alguns deles que eu cuido em meu consultório: para controlar seu ciúme exagerado, para diminuir a sua timidez e conseguir se socializar melhor e até mesmo conseguir um amor para chamar de seu, para diminuir problemas com a traição seja a própria seja em relação a traição do parceiro ou da parceira, para lidarem com situações de baixa autoestima, quando você está se sentindo desvalorizado por alguém como seu chefe, amigos, marido ou esposa ou lhe falta o amor próprio, pessoas que passam por traumas como separações ou situações de violências em relacionamentos anteriores, se você não está rendendo suficientemente bem no trabalho como você fazia anteriormente devido a preocupações que lhe passam pela sua cabeça e que tiram a nossa concentração e a nossa energia. Diversas desilusões amorosas com nossos parceiros e separações, para podermos aprender a dar a volta por cima dessa situação. Se você está passando por relacionamentos capengas e desgastados, seria bom procurar uma terapia. Se você quer se posicionar melhor diante de diversas situações porque você não sabe dizer ‘não’ e acaba aceitando tudo o que as pessoas lhe impõe, seria bom procurar uma terapia. Se você está infeliz no trabalho ou se você precisa de uma realocação profissional, seria bom procurar uma terapia. Quando o seu humor parece estar fora de controle ultimamente, seria bom procurar uma terapia. Você que é uma pessoa homossexual ou bissexual quer entender melhor o que se passa com você em um ambiente que não haja críticas e sim esclarecimentos sadios, seria bom procurar uma terapia. Seus relacionamentos com amigos e amores estão sendo complicados ultimamente, seria bom procurar uma terapia. Se você tem o hábito de se autossabotar seja exagerando com sexo, com bebidas, com drogas e demais situações onde você e seus amigos percebem que há um certo exagero. Quando você quer ser um parceiro ou uma parceira melhor para o outro, seria bom procurar uma terapia. Quando você não consegue controlar os seus pensamentos sejam eles cheios de medo, ansiosos, negativos ou acelerados, seria bom procurar uma terapia. Enfim, quando você quiser transformar uma vida ruim em boa, ou uma vida boa em melhor já é hora de procurar por terapia.
Ainda existem alguns preconceitos como psicoterapia custa caro, para que pagar um estranho quando eu posso resolver os meus problemas sozinho ou sozinha?
A maior vantagem de se procurar um psicólogo é que este profissional é uma pessoa esclarecida para tratar com neutralidade, isto é, com um distanciamento das suas dificuldades. Em outras palavras, ele não está será padre ou juiz, não está interessado em te casar ou te separar do seu parceiro ou parceira, ele não tem quaisquer conflitos de interesse se você trabalha neste ou naquele lugar, o que ele se preocupa é com a sua qualidade de vida e com os conteúdos que você traz à terapia, seja eles quais forem, sem julgamentos ou condenações da parte dele que recebe, durante os anos de formação dele um preparo todo especial para ouvir as queixas que você traz até ele.

Então qual é o momento em que eu posso agendar uma consulta com um psicólogo? É apenas uma questão de avaliar sua capacidade de tolerância diante de suas questões. Ou seja, tudo o que lhe faz sentir oprimido ou te impede de funcionar adequadamente merece a atenção de uma pessoa com conhecimentos especializados como um psicoterapeuta, que reúne estratégias para você lidar o melhor possível com sua vida. Quanto mais cedo se procura ajuda, mais fácil é resolver o problema pelo qual estamos passando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!