domingo, 30 de março de 2014

NAMORAR COMBATE O ESTRESSE

Você sabia que namorar ajuda a combater a ansiedade e depressão? Conheça os benefícios do relacionamento amoroso


Texto: André Bernardo/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel 
Estar apaixonado ajuda a combater doenças, como ansiedade e depressãoFoto: Shutterstock 
Namorar faz bem ao organismo. E à autoestima também. É o que reafirma um estudo da Associação Americana para o Progresso da Ciência. A neurocientista Wendy Hill pesquisou o comportamento de 15 casais de estudantes, divididos em dois grupos. Enquanto os pares do primeiro grupo se beijaram durante 15 minutos (com direito à luz suave e música romântica), os do segundo grupo tiveram que se contentar em apenas conversar durante esse período.
Por meio da análise de sangue e urina dos participantes, a pesquisadora verificou que os níveis de cortisol — hormônio ligado ao estresse — dos membros do primeiro grupo despencaram, enquanto os do segundo grupo se mantiveram inalterados. O resultado da pesquisa não surpreendeu o psicólogo Thiago de Almeida, da USP, especialista em relacionamentos amorosos. Segundo ele, além de reduzir o estresse e aliviar as tensões, estar apaixonado ajuda a combater doenças, como ansiedade e depressão. “O amor fortalece o sistema imunológico contra agentes patogênicos, como vírus, fungos e bactérias”, confirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!