sábado, 4 de maio de 2013

Como identificar um cafajeste?


ELES APOSTAM TODAS AS FICHAS NA CONQUISTA,  MAS SE CANSAM RAPIDAMENTE DELAS.
Charmoso, mas perigoso. Essa é uma das faces de um cafajeste, um homem como Marcos (José Mayer), o personagem vivido pelo ator José Mayer em ?Viver a Vida?, novela transmitida pela Rede Globo. Em pesquisa realizada no site da trama, 64% das pessoas classificaram o galã assim. E não é por menos: ele tem um histórico de traições, flertes fora do casamento, é ciumento e já foi até um pouco violento.
Para definir o padrão de comportamento de um cafajeste, identificá-los ? e até aturá-los, traçamos o perfil dos homens que saem da linha. Confira!
Sedutor e interessante
?O cafajeste como retratado na novela é mais comum do que parece. Ele lembra um perfil de Don Juan, uma síndrome dentro da psicologia?, diz Thiago de Almeida,  psicólogo especialista em relacionamentos. Segundo ele, esse tipo de homem é conhecido por nunca ter um relacionamento amoroso com uma parceira única a médio e longo prazo e, caso tenha, não consegue preservar a fidelidade e o vínculo.
O ?cafa? é motivado pela conquista, um sedutor que sabe ser manipulador e alimenta sonhos, esperanças e fantasias de uma mulher para tê-la. Depois de conseguir, porém, perde o interesse. ?A mulher contemporânea pensa que está vacinada contra esse tipo de homem, mas ele tem empatia com ela?, explica Thiago. ?Não é o cara que chega passando a mão na bunda ou que quer dar um golpe, e sim o que pretende atingir o coração alheio?, desmistifica o especialista.
?É importante pontuar que um ?cafa? de hoje é diferente do de antigamente, um sujeito grosseiro, machista e tosco. Hoje, o cafajeste é aquele cara que não se envolve facilmente, que consegue atrair as mulheres. Ele sabe manter a frieza quando necessário e ser fofo quando preciso?, opina Gustavo, publicitário autor no blog Manual do Cafajeste.
Pablo Pansini, que escreve no site Papo de Homem,  aponta o cafa como um galanteador: ?Ele sabe como usar o carisma e seu jogo de palavras pra conseguir o que quer. Sabe a hora de ser mais carinhoso e mais grosso. Mas não é sincero, honesto e leal?
Como identificar
Quando conhece uma mulher que lhe interessa, o cafajeste investe para criar vínculos e não mede telefonemas ou e-
mails. Com o tempo essa atenção vai diminuindo até que a situação se inverta e a mulher fique ligando, correndo atrás e convidando pra sair.
?Quando você acha que ele se esqueceu de você, vai aparecer te chamando pra sair, falando coisas bacanas e fará com que você se sinta a mulher mais legal do mundo. Se ele percebe que você está se apaixonando, tira o corpo fora?, diz Gustavo. ?É difícil identificá-lo, pois é um cara que aparentemente parece ser um bom partido, mas que foge de compromisso. Por isso é bom desconfiar de homens com a pegada muito boa e com jeito de bom moço?, completa.
Para o ?cafa? há medidas diferentes entre o que ele e você podem fazer. É perfeitamente aceitável ele desmarcar um compromisso na última hora, mas quando a atitude parte da mulher isso o incomoda.
Ele não sabe se colocar no lugar dos outros e é desatento com os sentimentos alheios. ?Se isso virar uma tendência de comportamento, cuidado porque você pode ser vitima de um Don Juan?, alerta Thiago. ?Ele é egoísta e predador. Isso é uma psicopatia?, completa.
Como se relacionar com um?
O cafajeste não apresenta riscos ao coração se a intenção com ele é se divertir, sem compromisso e expectativas. Amar um cafajeste, porém, é mais complicado. ?Esse tipo de pessoa não se recicla, não muda?, diz Thiago. Nesse caso, cabe a mulher avaliar se vale a pena estar ao lado de alguém que tem limitações no relacionamento.
Uma das estratégias para amarrar um cafa é não deixá-lo muito seguro. ?Quando ele namora precisa estar na eterna conquista. O dia que ele percebe que a garota faz todas as suas vontades, se anula por causa dele, o trata como se fosse a coisa mais importante no mundo, ele termina?, avalia Gustavo.
Um cafajeste vê a mulher como propriedade, uma extensão da agenda dele. Para desequilibrar o jogo vale não ficar tão disponível para ele e arrumar programas sozinha ou com as amigas. ?Ele vai se questionar se a sedução dele está funcionando e vai investir mais. O homem inseguro aumenta a vigilância dele em relação a ela e isso é um dos motores para o amor?, explica Thiago.
(Publicado no G1 – Globo.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!