quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por que traímos nossos amores?

Sexo e amor não são fenômenos únicos e iguais, é um erro confundir os dois sentimentos, diz especialista



Homens traem mais por razões sexuais e mulheres por razões emocionais
Uma marca de batom mesmo que discreta na camisa, um bilhete de motel no bolso da calça do seu namorado, um gesto marcante, uma conversa. Era o que você precisava para confirmar a traição. A primeira pergunta que você quer fazer é: por que ele me traiu? Antes de tentar entender o porquê da traição, devemos diferenciar o sexo do amor e descobrir se mulheres e homens traem pela mesma razão.

O médico psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovati, em palestra feita na Casa do Saber, em São Paulo, afirmou que sexo e amor não são fenômenos únicos e iguais, e que é um erro confundir os dois sentimentos. Para o psicoterapeuta, o amor é algo interpessoal, ou seja, precisa de duas ou mais pessoas para existir, precisa da troca. Já o sexo é algo pessoal. "Tanto é pessoal que quando sentimos prazer na hora do sexo, fechamos os olhos" explica.

Para o psicólogo especialista em relacionamentos amorosos Thiago de Almeida, homens e mulheres traem por razões distintas. "Temos diferenças biológicas, o homem possui 30% mais o hormônio testosterona do que a mulher, o que faz com que eles tenham mais libido, mais desejos sexuais. Enquanto as mulheres possuem 10% a mais de ocitocina no organismo, que, entre outras funções, é responsável pelo sentimento de apego e de vinculação afetiva", afirma.

Por isso, homens traem mais por razões sexuais e mulheres por razões emocionais. "Ternura e tesão são coisas diferentes, a fidelidade sexual é diferente da fidelidade emocional", lembra Gikovati.

Outro ponto que favorece os homens na traição exclusivamente sexual é o fato de eles possuírem desejo visual, e a mulher não. "Mulher se excita ao perceber que é desejada, por isso elas se embelezam mais, tudo para serem notadas. Enquanto os homens gostam de olhar o seu objeto de desejo e se excitam visualmente", comenta Flávio Gikovati.

4 comentários:

  1. Vejo a infidelidade como um vício. Você pode até se abster por um período, mas raramente conseguirá viver sem uma recaída.
    "Por que traímos?" - Traímos porque é bom, a excitação é diferente, o proibido torna o ato incrivelmente realizador.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! trair e coçar, é só começar! kkkkkkk sempre trair, já pensei muito sobre isso, me senti um lixo algumas vezes, achava que tinha algo errado comigo. Mas fazendo uma comparação com meus princípios básicos entendii que tem nada ver com a formação de caráter. pois sou incapaz de trair seja de que jeito for uma amiga, ou ser desonesta no trabalho. Gosto de ajudar as pessoas, e etc e tal.

    ResponderExcluir
  3. Trair é motivado por um conjunto de fatores. E qdo a gente começa isso acaba se tornando um vício. Indiferente de homem ou mulher, visual ou emocional... Eu namoro fazem 2 anos e descobri uma traição e apartir disso comecei a trair ele e agora nao consigo mais parar, se isso é vingança eu nao sei!!! Enfim ele foi o gatilho da traição.

    ResponderExcluir
  4. Já tentei várias vezes tentar não trair,mas é um sentimento que toma conta de você, parece que quando você ver outra mulher que você deseja muito você fica louco e acaba traindo.É mais pela aventura do quê pelo prazer.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim. Colabore e comente o que achou sobre o texto que você leu. Ao Amor... Sempre!!